Oficina promovida pela ArcelorMittal auxilia empreendedores de Pinheiros a precificar produtos e serviços

Segundo módulo da capacitação  apresentou ferramentas práticas para cálculo de preços e lucros

Empreendedores da comunidade Pinheiros e região, em Itatiaiuçu (MG), participaram no último dia 07 de abril do segundo módulo da oficina “Quanto vale meu produto ou serviço?”. Promovido pela ArcelorMittal e oferecido pela consultoria Sapiência, o curso visa capacitar os produtores locais, de modo que possam calcular e estabelecer preços competitivos para seus produtos ou serviços, por meio de ferramentas práticas e técnicas acessíveis de mercado. 
A metodologia desenvolvida permite que os participantes insiram dados reais de seus negócios - como custos, tempo de produção e margem desejada - e, a partir disso, obtenham um valor de venda que garanta lucratividade e sustentabilidade do negócio. “Nossa intenção é oferecer ferramentas acessíveis que ajudem os empreendedores a entender melhor seus custos e a tomar decisões mais conscientes sobre preços e lucros. Isso fortalece não só o negócio de cada um, mas contribui para o desenvolvimento da comunidade como um todo”, afirma Renata Monte Carmelo, analista de Relacionamento com Comunidades da ArcelorMittal. 
A oficina contou com a participação de integrantes do Grupo de Desenvolvimento Territorial, acompanhado pela empresa e responsáveis pela já tradicional Mostra Sabores & Artes de Pinheiros. O espaço também foi aberto a outros empreendedores locais interessados em melhorar a gestão de seus negócios. 
A primeira etapa, realizada em fevereiro, abordou conceitos iniciais e orientou os participantes a levantar seus custos reais de produção, tarefa que serviu de base para a atividade prática desenvolvida neste módulo. 
Nashla Saide Moura faz parte do Grupo de Desenvolvimento Territorial e participou das duas etapas da oficina. Ela destacou o planejamento e que o conteúdo serviu de grande aprendizado para todo o grupo. “Durante a capacitação, conseguimos olhar nossos produtos e serviços de formas diferentes. Estamos aprendendo a usar a tecnologia para fazer os cálculos e deixar a mente livre para pensar no que iremos oferecer ao público. Realmente abriu a nossa mente”, afirma. A iniciativa integra uma série de ações da ArcelorMittal para contribuir com o desenvolvimento da economia local e a promoção de soluções que estimulem a autonomia financeira e a geração de renda sustentável.